Se você ainda não conhece Josh Bersin, está perdendo a oportunidade de acompanhar as últimas tendências em RH, tecnologia e gestão de pessoas.
Mais do que um analista e consultor, Bersin é referência global em gestão de talentos, liderança, employee experience e outros tópicos essenciais dos nossos tempos.
Muito provavelmente, você já deve ter lido algum de seus artigos nos principais veículos de negócios, mas vale a pena conhecer mais a fundo seu trabalho.
Neste artigo, você vai conhecer os principais canais de Josh Bersin, suas lições e importância para os profissionais de RH.
Siga a leitura e entenda a relevância desse especialista.
Quem é Josh Bersin?
Josh Bersin é um dos analistas e influenciadores mais renomados da indústria global de RH, conhecido por ditar tendências nas áreas de recrutamento, gestão de pessoas, liderança e tecnologia.
Em seus 25 anos de carreira, ele passou pelas áreas de desenvolvimento de produto, marketing, tecnologia e venda de soluções em e-learning em empresas como DigitalThink, IBM e Sybase.
Em 2001, fundou sua própria consultoria de RH (Bersin), e, em 2007, ganhou notoriedade como colunista da revista Chief Learning Officer.
Mais tarde, se tornou um grande influenciador do LinkedIn (hoje com mais de 780 mil seguidores) e colaborador da Forbes, deixando um vasto conteúdo sobre RH disponível online.
Surpreendentemente, sua formação inicial é no campo da Engenharia, com um mestrado da Universidade de Stanford e um MBA de negócios na Haas School of Business (Universidade da Califórnia).
Hoje, o especialista está à frente da Bersin by Deloitte, empresa líder em pesquisas e tendências na área de Recursos Humanos, anexada à Deloitte (líder em serviços de auditoria, consultoria e assessoria financeira no mundo).
Basicamente, sua consultoria é a fonte de informação de todo profissional de RH sintonizado com a era digital, que traz as últimas tecnologias e estratégias para melhorar a performance da área.
Além disso, Josh atua como analista, palestrante e escritor, e presta serviços para diversas empresas de RH e treinamento.
É fácil encontrar seus artigos e conteúdos nas principais mídias de negócios, incluindo Forbes, Harvard Business Review, The Wall Street Journal, Bloomberg, The Financial Times, BBC Radio e CBS Radio.
Sua presença também é garantida nos principais eventos da indústria de RH, como o HR Technology Conference.
Na área editorial, Josh Bersin é autor de The Blended Learning Book (John Wiley & Sons, 2004), The Training Measurement Book (John Wiley & Sons, 2008) e The Pre-Hire Assessment Handbook (John Wiley & Sons, 2015).
Atualmente, ele vive em São Francisco, Califórnia, “perto o suficiente do Vale do Silício para se manter atualizado sobre as novas tecnologias e seus impactos no negócio dos talentos”, em suas próprias palavras.
O que podemos aprender com Josh Bersin?
Uma das razões para a notoriedade de Josh Bersin é sua disposição em compartilhar conteúdo em diversos canais, online e de forma acessível.
Não à toa, ele é um dos especialistas em RH mais influentes da internet, e utiliza suas redes para propagar tendências e apoiar a evolução de outros profissionais e empresas.
Sua especialidade é a união entre RH e tecnologia, além da conciliação da vida profissional e pessoal.
Um ponto de partida para conhecer o trabalho de Josh é se tornar um de seus seguidores no LinkedIn, onde ele compartilha as últimas novidades do mundo do RH.
Lá, você tem acesso a conteúdos exclusivos como a pesquisa mais recente sobre o mercado de bem-estar global e as previsões para 2020 na área de tecnologia em gestão de talentos.
Na Forbes, você pode acompanhar os principais artigos da coluna de liderança estratégica de Josh Bersin, que aborda todo o universo da gestão de RH, novas tecnologias e cultura organizacional.
Para se aprofundar ainda mais, a Josh Bersin Academy oferece cursos online e uma biblioteca completa com materiais dos principais especialistas, além de dar acesso a uma comunidade global de profissionais de RH que compartilham experiências na plataforma.
Também vale a pena seguir o especialista no Twitter e acompanhar suas palestras no canal do YouTube.
4 conteúdos imperdíveis de Josh Bersin
Se você quer entender a importância de Josh Bersin para o RH, temos alguns exemplos de conteúdos valiosos para qualquer profissional.
Veja alguns de seus materiais mais relevantes.
1. Employee Experience
O conceito de employee experience (experiência do colaborador) é uma das especialidades de Josh Bersin.
Em 2017, ele publicou a série “Becoming Irresistible”, em que apresenta o modelo ideal de experiência do colaborador para construir empresas “simplesmente irresistíveis”, resumido em cinco pilares:
- Trabalho significativo: um trabalho que oferece propósito e aproveita ao máximo potencial do indivíduo
- Gestão encorajadora: apoio contínuo da gestão com definição de metas claras, programas de coaching, feedback e avaliação de desempenho
- Ambiente fantástico: ambiente de trabalho humano, flexível e acolhedor, com uma rica cultura de reconhecimento, espaços modernos e programas de inclusão e diversidade
- Oportunidades de crescimento: mobilidade de talentos, vários caminhos para avançar na carreira e oportunidades de capacitação profissional, além de uma forte cultura de aprendizagem
- Confiança na liderança: líderes positivos que se comunicam de forma transparente, inspiram e guiam as equipes de acordo com a missão e visão da empresa.
Em novembro de 2019, Josh retomou os cinco pilares em uma nova análise sobre a experiência do colaborador, mostrando que o modelo permanece atual.
2. Power skills: as novas soft skills
Josh Bersin também é um defensor das chamadas “soft skills” (competências comportamentais), mas propõe um novo termo para abarcar seu significado: power skills.
Em um artigo de outubro de 2019, ele reforça sua tese de que “as competências do futuro não são técnicas, mas sim comportamentais” e lista alguns exemplos, retirados de uma pesquisa da IBM:
- Capacidade de ser flexível, ágil e adaptável às mudanças
- Habilidades de gestão do tempo e definição de prioridades
- Habilidade de trabalhar em equipe
- Competências de comunicação efetiva em ambientes de negócios
- Capacidade de inovação e criatividade
- Ética e integridade.
Para Bersin, essas competências não podem ser classificadas como “soft”, pois não são intrínsecas aos indivíduos como o termo sugere.
Na verdade, elas são desenvolvidas ao longo da carreira e exigem tanta (ou mais) dedicação que as hard skills (competências técnicas) — daí a sugestão de chamá-las de power skills (competências poderosas).
Por isso, ele propõe que os profissionais de RH levem essas habilidades a sério, e classifica as power skills como diferenciais competitivos nas principais empresas de tecnologia do Vale do Silício.
3. Humanização do RH
Em um artigo de outubro de 2019, publicado no LinkedIn, Josh Bersin resume seus principais insights após se reunir com os principais CHROs (Chief Human Resources Officers) do mundo em um evento da UC Berkeley Haas Business School.
Depois de longos debates com os CHROs de empresas como IBM, Dropbox, Lyft e Pinterest, ele chega à conclusão de que a palavra “humano” é a nova buzzword do RH global.
Assim, a humanização está no centro das atenções como principal tendência para o RH, e Bersin resume os pontos-chave dessa visão:
- As pessoas representam a principal vantagem competitiva das empresas atuais, desde os vendedores até o C-level
- A cultura é mais importante do que nunca e deve refletir a essência da organização, cabendo ao CHRO verbalizá-la e promovê-la
- A felicidade no ambiente de trabalho é diretamente proporcional à performance
- A diversidade e inclusão são tópicos-chave para romper as barreiras entre as equipes e trazer a justiça social para dentro das empresas
- A agilidade e flexibilidade são prioridades na gestão estratégica do RH
- Os dados caminham ao lado da humanização, mostrando onde é preciso focar esforços.
Uma das principais contribuições de Josh ao debate é a inclusão do termo “identidade”, valorizando não apenas o caráter humano dos profissionais, mas também sua individualidade.
4. Tecnologia no RH
É impossível falar de tecnologia no RH sem citar Josh Bersin, e não faltam conteúdos sobre o assunto em seus canais.
Um dos mais interessantes é o compilado “A Wild New World of HR Technology”, publicado em outubro de 2018 no SlideShare do especialista.
Partindo do cenário disruptivo da inteligência artificial, Big Data e soluções de RH data-driven, Bersin mostra quais são as principais forças agindo sobre o mercado e o que podemos esperar para o futuro.
A aposta, no caso, é em soluções de automação baseadas em IA, plataformas de engajamento, ferramentas de people analytics, softwares de microlearning, entre outras tendências digitais.
Entendeu por que Bersin é tão prestigiado no universo do RH?