Você sabe o que significa eliminar alguém moralmente e por que essa prática deve ser combatida nas empresas e na sociedade como um todo?
Infelizmente, o assédio moral ainda é um problema muito comum nas organizações.
Algo que afeta diretamente a produtividade, o engajamento e o clima organizacional.
Neste texto, vamos entender o que significa eliminar alguém moralmente e como você pode evitar e eliminar esse problema no seu negócio.
Continue lendo e tome medidas para coibir essa prática.
O que significa eliminar alguém moralmente?
Eliminar alguém moralmente significa atentar contra a humanidade de uma pessoa por meio de ofensas, situações vexatórias, punições injustificadas e outras ações nocivas.
O indivíduo que passa por esse tipo de ataque tende a se sentir inferiorizado, apresentar problemas de autoestima e desenvolver transtornos como ansiedade e depressão.
No contexto organizacional, essa atitude é qualificada como assédio moral, que consiste em humilhar, ofender, constranger, ridicularizar e rebaixar alguém reiteradamente no ambiente de trabalho.
Na prática, a ofensiva se dá por meio de insultos diretos e indiretos, sabotagens, isolamento, propagação de boatos, recusas de auxílio, entre outras ações.
Para você ter uma ideia, o Ministério do Trabalho recebe mais de 50 mil denúncias de assédio moral no trabalho anualmente, enquanto 52% dos brasileiros afirmam já ter sofrido com o problema em seus empregos.
Uma das situações mais comuns é quando o supervisor direto pratica o assédio moral contra seus subordinados, mas os ataques também acontecem entre profissionais de mesmo nível hierárquico.
Consequências do assédio moral no trabalho
O assédio moral no trabalho tem graves consequências para indivíduos e para a organização como um todo.
Veja alguns exemplos de impactos pessoais:
- Queda na produtividade do indivíduo
- Aumento no absenteísmo
- Maior probabilidade de desenvolver doenças ocupacionais como transtornos psiquiátricos
- Queda no engajamento do indivíduo.
E também alguns exemplos de impactos coletivos:
- Piora no clima organizacional
- Dificuldade em construir uma cultura organizacional colaborativa
- Problemas de comunicação entre colaboradores
- Danos à reputação da empresa como empregadora
- Aumento do risco de processos trabalhistas.
Como enfrentar e combater o assédio moral
Agora que você entende a dimensão do problema do assédio moral, confira algumas ações importantes para combatê-lo na sua empresa.
1. Conscientizar colaboradores sobre o assédio moral
O primeiro passo para combater o assédio moral na empresa é conscientizar os colaboradores sobre esse problema e deixar claro que se trata de um crime.
O delito está previsto no artigo 203 do Código Penal como “frustrar, mediante fraude ou violência, direito assegurado pela legislação do trabalho”, com pena de detenção de um ano a dois anos e multa.
Logo, essa informação deve estar disponível no código de conduta da empresa, manuais internos e comunicações institucionais.
2. Reforçar os direitos humanos na cultura organizacional
O enfrentamento ao assédio moral também passa pela construção de uma cultura organizacional que prioriza os direitos humanos.
A empresa deve garantir que o tratamento igualitário e respeitoso seja um padrão comportamental em todos os níveis da organização.
3. Manter um canal de denúncias
Oferecer um canal de denúncias é fundamental para que os colaboradores possam relatar casos de assédio moral e solicitar providências ao RH.
Esse canal deve ser de fácil acesso e ter a possibilidade de anonimato, para tratamento adequado do problema.
4. Incentivar uma cultura de feedback
A cultura de feedback pode prevenir o assédio moral ao instituir uma comunicação aberta, transparente e respeitosa entre colaboradores e líderes.
Nesse contexto, os profissionais podem trocar feedbacks entre si para incentivar o desenvolvimento mútuo e compartilhar ideias sobre o trabalho realizado diariamente.
Dessa forma, o assédio moral é coibido, por se tratar de uma prática que não sobrevive em ambientes colaborativos.
Entendeu o que significa eliminar alguém moralmente e como esse problema pode ser evitado e combatido nas empresas?
Para facilitar sua batalha contra o assédio moral, experimente a ferramenta de feedback Owlisten e crie uma cultura mais colaborativa.