Sabia que RH e liderança podem ser potencializados com equipes com igualdade de gênero?
No campo corporativo, as mulheres estão cada vez mais conquistando o seu espaço nas empresas executando projetos e tarefas dos mais elevados níveis de dedicação.
O empoderamento feminino já é uma realidade e demonstra a inflexão de paradigmas tradicionais envolvendo as mulheres.
Elas são competentes, ativas e essenciais para os negócios.
O protagonismo feminino só tende a crescer com o passar dos anos.
Você já conhece a importância do empoderamento das mulheres no mercado de trabalho?
Além de contribuir para um mercado mais justo e equilibrado, é uma forma de fortalecer o RH e liderança.
Elaboramos este material com informações completas sobre o assunto.
Leia o artigo até o final para não perder nenhum detalhe. Vamos lá?
RH e liderança e a relação com protagonismo feminino
Em primeiro lugar, você sabia que há um dia específico para a comemoração do protagonismo feminino?
Pois bem, em novembro, é celebrada essa data.
Esse ato simbólico tem o objetivo de chamar a atenção para a forma com que o protagonismo feminino é tratado.
Afinal, ainda persistem casos de segregação trabalhista e diferenças salariais exorbitantes, quando se trata da comparação de cargos entre homens e mulheres.
Nessa perspectiva, é muito comum ouvir que uma pessoa do sexo masculino ganha mais do que uma do gênero feminino.
Isso é algo impensável, já que ambos podem executar tarefas semelhantes, necessitando assim de remunerações iguais.
Esse é só algum dos pontos que o dia mundial do protagonismo feminino procura chamar a atenção e incitar a reflexão sobre a persistência de desigualdades, que são fatores prejudiciais ao RH e liderança das empresas.
Como o empoderamento feminino contribui para o RH e liderança?
Toda empresa deve pautar o seu desenvolvimento por meio do crescimento corporativo, social e econômico. Um dos pilares para o alcance desses objetivos é identificar e estimular práticas de igualdade de gênero.
Empoderar as mulheres é uma forma de incitar a motivação para o trabalho e a execução primorosa das atividades. São exatamente esses dois fatores que promovem o objetivado sucesso empresarial.
Trata-se de uma forma de potencializar o RH e liderança da empresa.
Isso decorre do fato de que um ambiente pautado pela equidade de gênero tende a gerar muito mais engajamento com os propósitos e objetivos da empresa.
Mulheres que ganham menos que homens, discriminação e preconceito são fatores que só tendem a levar a empresa para um caminho: o fracasso. É válido lembrar que um dos maiores ativos para qualquer negócio é o seu capital humano.
Ou seja, as pessoas envolvidas na operação são fundamentais para que a execução dos procedimentos e o desenvolvimento geral do negócio sejam efetivados.
Tudo isso converge para a geração de um ambiente de trabalho mais harmônico e respeitoso, com colaboradores engajados na procura do seu crescimento profissional e pessoal.
Então, fica fácil perceber o porquê do empoderamento feminino gerar sucesso no RH e liderança para as mais diversas empresas que sabem trabalhar essa temática.
Sucesso não pode ser medido apenas por indicadores financeiros e taxas de retorno sobre o investimento.
Há um tipo de valor que é intangível e poucos empresários conseguem enxergar: a contribuição de cada colaborador para a empresa.
É exatamente esse tipo de análise prática que coloca uma organização anos à frente dos seus concorrentes.
Como fomentar o protagonismo feminino no RH e na liderança da empresa
Agora que já ficou mais claro como é importante ter uma cultura de empoderamento feminino, há uma dúvida muito pertinente.
De que modo é possível construir um RH e uma liderança com forte protagonismo das mulheres considerando a equipe da minha empresa?
Empoderar é, antes de tudo, ouvir.
Por isso, que tal realizar debates e criar um canal de comunicação entre os colaboradores e os respectivos líderes e gestores das áreas correspondentes?
Uma dica é investir em eventos sociais e programas de empoderamento feminino que ajudem a ressignificar valores e despertar o protagonismo no interior de cada mulher.
Um exemplo clássico é a participação em imersões e projetos de autoconhecimento para o crescimento pessoal e profissional.
Também é interessante a realização de eventos in company, no interior da própria empresa, que podem fomentar o debate sobre esse assunto.
Como está o seu RH e liderança?
Não pense que tratar o empoderamento feminino em RH e liderança é algo presente apenas em multinacionais.
Essa preocupação deve parte da cultura de todas as organizações.
Os frutos colhidos pela implementação de estratégias de equidade são significativos para o desenvolvimento de uma empresa que valoriza seus profissionais e ajuda a superar adversidades.
Além de promover a igualdade, dessa forma, você estará criando um RH e liderança mais fortes.