Conversa civilizada Conversa civilizada

Conversa civilizada: como se comunicar mesmo em assuntos difíceis

4 minutos para ler

A conversa civilizada é o ponto de partida para a resolução de problemas e comunicação efetiva dentro das empresas.

No entanto, nem sempre é fácil garantir diálogos pacíficos e produtivos, principalmente quando se trata de assuntos difíceis.

A seguir, vamos entender o que é uma conversa civilizada, por que ela aumenta a produtividade e como você pode torná-la o padrão oficial da sua empresa.

Leia com atenção e melhore seu clima organizacional.

O que significa conversa civilizada?

Uma conversa civilizada é um diálogo em que ambas as partes se escutam e se respeitam mutuamente, buscando um acordo ou resolução de um problema.

Na prática, é o tipo de comunicação ideal, que deve ser praticado no dia a dia das empresas e também nas relações pessoais.

No caso, o adjetivo “civilizada” diz respeito à qualidade de pessoas que são educadas e gentis, tendo passado pelo processo de civilização típico do ambiente urbano moderno.

Em uma organização, em que todos trabalham em equipe para alcançar objetivos de negócio comuns, é fundamental que as pessoas consigam conversar civilizadamente e resolver suas questões com tranquilidade.

No entanto, sabemos que nem sempre isso acontece e que, como seres humanos, os colaboradores estão sujeitos a impactos emocionais que podem atrapalhar o diálogo e gerar discussões pouco saudáveis.

Importância de conversar de forma civilizada no trabalho

O trabalho é um ambiente que exige a prática da conversa civilizada em todas as suas instâncias.

Afinal, para que os colaboradores se mantenham engajados e produtivos, é preciso que haja uma comunicação clara, transparência e garantia de bem-estar, além de um excelente clima organizacional.

Esses objetivos só são alcançados quando há respeito, empatia e clareza nos diálogos entre profissionais, líderes, parceiros, clientes e outros stakeholders.

Do contrário, conversas repletas de ruídos e com comportamentos negativos podem prejudicar a produtividade do negócio e afetar a moral de todos os profissionais que convivem dentro da empresa.

Daí a importância de estimular as conversas civilizadas e fazer delas o padrão da cultura organizacional.

Como ter uma conversa civilizada no trabalho

Se você quer promover conversas civilizadas na sua empresa, acompanhe nossas dicas:

1. Implemente a comunicação não violenta

Comunicação não violenta (CNV) é uma abordagem que propõe formas empáticas e compassivas de se comunicar com o outro.

Para isso, é pautada no termo “não-violência”, que significa o estado compassivo natural do ser humano, que permite alcançar a harmonia entre os dois lados do diálogo

Ao utilizar esse método na sua empresa, você aumenta a empatia no trabalho e fornece ferramentas para que os colaboradores se comuniquem melhor.

2. Incentive a colaboração

As empresas que enfatizam a colaboração em sua cultura conseguem melhorar a comunicação entre as pessoas e promover relações mais saudáveis.

Afinal, quando todos trabalham em equipe, os conflitos são resolvidos de forma respeitosa em nome dos objetivos comuns do negócio.

3. Crie uma cultura de feedback

A forma mais eficiente de ter uma conversa civilizada é por meio de um bom feedback, que deve ressaltar os pontos fortes e fracos dos colaboradores e gerar diálogos honestos sobre o desenvolvimento de cada um.

Quando esse tipo de conversa se torna parte da cultura da empresa, os profissionais têm ferramentas para se comunicar com clareza mesmo nos assuntos mais difíceis, como uma avaliação negativa do desempenho de um colega ou subordinado.

Se você quer que as conversas fiquem cada vez mais civilizadas, a tecnologia do Poder da Escuta pode ajudar.

Conheça agora a ferramenta de feedback Owlisten, que permite dar e receber feedbacks em reuniões, workshops, projetos e discussões na sua empresa.

Posts relacionados

Deixe um comentário