Diversidade social Diversidade social

Diversidade social nas empresas: o que é e como incentivar?

5 minutos para ler

A diversidade social pode ser muito positiva em vários ambientes, até mesmo no corporativo.

A mistura de saberes, a união de pessoas dos mais variados contextos, os diferentes pontos de vista, tudo isso traz crescimento em muitos níveis.

Neste texto, veremos o que é diversidade social, como ela se origina no Brasil, a importância de um ambiente plural nas empresas, como promover e incorporar essa prática à cultura organizacional.

O que é diversidade social? 

Diversidade social é o encontro de pessoas de diferentes lugares e com experiências de vida diversas.

Inclui variadas etnias, religiões, culturas, idiomas, identidade e gênero, classe social, níveis de educação, ritmo de aprendizagem, pontos de vista e habilidades únicas.

São pessoas que pensam e agem de maneira diferente, têm aparências variadas, mas interagem com respeito, tolerância e igualdade, sem hierarquias baseadas em seu contexto social.

Se pensarmos em diversidade social no mundo de trabalho, significa estar aberto, respeitar e valorizar as habilidades e diferenças que cada integrante de uma equipe traz.

Um ambiente corporativo diverso é inclusivo, oferece direitos e oportunidades iguais para todos os profissionais, independente de orientação sexual, cor, idade, raça, capacidade física, crenças e outros aspectos.

De onde vem a diversidade social brasileira? 

No Brasil, a diversidade social está presente em diversos cenários, como:

  • Identidade de gênero
  • Orientação sexual
  • Gerações
  • Classe social
  • Formação acadêmica
  • Características físicas e biológicas
  • Etnia
  • Regionalidade.

Como um país formado por imigrantes de diversos países, cada região tem suas peculiaridades.

Em um bairro, podemos ter vizinhos católicos, judeus e muçulmanos, por exemplo.

Uma pessoa nascida no Sul do Brasil, que vai morar no Norte, leva consigo uma carga cultural, hábitos, conhecimentos, crenças, costumes e visões de mundo.

Também podemos encontrar a diversidade social em diferentes formações familiares, como dois pais ou duas mães e seus filhos, casais inter-raciais e tantas outras variações.

No mundo do trabalho, por exemplo, temos a interação entre gerações baby boomers, X, Y e Z ou o convívio com pessoas com alguma forma de deficiência (física, auditiva, física, visual, intelectual).

A diversidade social nas organizações 

A diversidade nas empresas alavanca o conhecimento e as experiências de uma parcela ampla da sociedade, dando acesso a uma gama maior de talentos.

Cada membro de uma equipe diversa, de líderes à linha de frente, tem vivências e perspectivas únicas.

Esse ambiente inclusivo estimula a criatividade, a produtividade, a inovação, a tomada de decisão, a resolução de problemas, e melhora o clima organizacional.

O resultado é um espaço de troca e aprendizagem, no qual os profissionais têm a oportunidade de se comunicar, trocar visões, compartilhar ideias, ampliar conceitos e crescer.

Mais que um tema a ser debatido por profissionais de RH, a diversidade social no ambiente corporativo cria uma experiência de trabalho completa, o que é uma vantagem competitiva no mercado.

Com essa multiplicidade de olhares, a empresa se aproxima de diferentes públicos e de suas diversidades, entendendo melhor suas necessidades e motivações.

Como incentivar a diversidade social nas empresas 

A diversidade nas organizações vai muito além de contratar profissionais de lugares e grupos diferentes simplesmente para cumprir requisitos.

O primeiro passo é considerar a experiência, o preparo e habilidades de cada um, independentemente de suas características ou escolhas de vida.

Outro ponto essencial é fazer com que todos sejam acolhidos, ouvidos, tratados e recebam as mesmas oportunidades, desafios e reconhecimentos.

Para isso, é preciso respeito à diversidade e inclusão, a começar por gestores, que devem refletir e abraçar esses valores.

As políticas da empresa também devem contemplar essa cultura de forma intencional e transparente.

Diversidade na pauta

Promova a inclusão e a diversidade por meio da conscientização e da comunicação, sempre com respeito e permitindo que todos possam se expressar.

Crie espaços para diálogos, escuta ativa, compartilhamento, feedback e incentive que a diversidade social seja abordada.

A empresa também pode trabalhar o tema por meio de campanhas, palestras e treinamentos.

Espaço seguro

Ao fazer parte de um ambiente seguro, o profissional se sente encorajado e orgulhoso de ser quem realmente é.

Ofereça espaços físicos em que os funcionários possam realizar atividades relacionadas à sua cultura ou religião.

A organização também pode adotar festas e feriados, contemplando datas de diferentes etnias, por exemplo.

Processo contínuo

Diversidade social não é um assunto a ser contemplado de forma passageira, com algumas contratações e uma palestra anual, mas um exercício contínuo.

Deve estar enraizada na cultura da empresa, criando novas dinâmicas, promovendo o engajamento e o pertencimento.

Uma forma de proporcionar um ambiente saudável, inclusivo e de oportunidades de crescimento é por meio da ferramenta Owlisten, uma plataforma gratuita e colaborativa para a coleta de feedbacks.

Experimente ao fomentar a diversidade social na sua equipe!

Posts relacionados

Deixe um comentário