O ambiente de trabalho é formado por pessoas diferentes, com formas de pensar, agir, valores, crenças e características diversas.
Isso não quer dizer que a convivência precisa ser difícil, muito pelo contrário.
Trata-se de uma oportunidade para ampliar horizontes, conhecer visões de mundo distintas, compartilhar, aprender e crescer pessoal e profissionalmente.
É importante saber lidar com pessoas diferentes, por isso, este texto vai tratar do papel da diversidade em uma organização e exemplos de situações onde as divergências aparecem de forma mais marcante no local de trabalho.
Acompanhe!
Pessoas diferentes fazem parte do dia a dia
Cada indivíduo tem uma bagagem de vida, com experiências, histórias, modelos sociais, personalidades, atitudes e comportamentos diversos.
Em um local de trabalho, é comum encontrar pessoas das mais variadas idades, gêneros, origens, etnias, orientações sexuais, religiões, culturas, classes sociais, formação acadêmica, perfis psicológicos e físicos.
Isso na verdade é uma coisa boa.
A diversidade de olhares, pensamentos e opiniões possibilita ampliar o nosso universo ao enxergar a realidade com outros olhos, além de praticar a empatia, aprendendo a se colocar no lugar do outro.
Equipes homogêneas tendem a pensar igual e não enxergar ou considerar cenários diferentes da vivência em que estão inseridas.
Já equipes compostas por pessoas diferentes e que interagem de forma que todos sejam ouvidos e respeitados, entregam melhores resultados e com mais rapidez, pois unem habilidades, conhecimentos e olhares diversos.
Uma cultura organizacional que celebra a diversidade e faz dela uma parte da estratégia da organização, cria um ambiente de trabalho saudável e motivador.
Isso faz com que a empresa se torne um espaço para inovação e desenvolvimento.
Exemplos de pessoas com características diferentes
Convivemos com pessoas diferentes diariamente em casa, nos estudos, com família, amigos e, especialmente, no trabalho.
Por exemplo, uma mulher solteira e sem filhos pode não ter conhecimento da realidade de uma mulher com crianças pequenas e que precisa equilibrar as funções de mãe, esposa e profissional.
Ou, então, uma pessoa sem limitações pode ter dificuldade de entender a necessidade de adaptação de um colega portador de algum tipo de deficiência.
Para a geração Z, talvez os valores de uma pessoa com mais idade não façam sentido, ao mesmo tempo em que o profissional sênior não compreenda as atitudes e forma de pensar do colega mais jovem.
Pessoas do mesmo nível social e formadas na mesma universidade, mas com origens étnicas diferentes, terão visões distintas, ou até opostas, acerca de certos aspectos da sociedade.
Essa multiplicidade de olhares pode ser útil na hora de dialogar e atender clientes que, assim como os profissionais de uma empresa, têm vivências e necessidades diversas.
Como lidar com pessoas diferentes no trabalho
As empresas devem estar abertas às diferenças não apenas no recrutamento, mas nas práticas diárias, incentivando diálogos e buscando colaboradores com características e pensamentos diversos.
Da mesma forma, um profissional deve estar preparado para atuar em um ambiente diversificado dominando algumas ferramentas como inteligência emocional, empatia, escuta ativa, respeito e feedback.
Saiba mais a seguir.
Inteligência emocional
Para entender e aceitar o outro, é preciso primeiro entender a si mesmo.
Por isso, desenvolva o autoconhecimento.
Você também deve manter o equilíbrio e o controle de seus sentimentos e emoções, sem julgar antes de entender e sem deixar que reações extremas tomem conta.
Com isso, você desenvolve a inteligência emocional mais facilmente e torna-se capaz de navegar em situações de conflito, ao mesmo tempo em que cria oportunidades de aprendizado próprio e para os demais.
Não leve para o lado pessoal
Em um ambiente de trabalho, todos estão em busca dos mesmos objetivos da empresa que representam.
Assim, por mais que algo vá contra suas preferências, lembre-se que não se trata sobre você e sim sobre o trabalho em equipe, a visão e os valores da sua empresa.
É uma oportunidade de ampliar sua visão de mundo e crescer.
Empatia
Entenda que suas opiniões e formas de pensar não são unanimidade e que isso não faz com que os outros estejam errados.
Coloque-se no lugar dos colegas, busque compreender as origens de suas ações e enxergue o outro lado.
Você não precisa mudar seu ângulo de visão, mas pelo menos saberá por que alguns colegas se comportam de certa forma.
Assim, estará mais preparado para lidar com essas diferenças.
Escuta ativa
Uma forma de promover a empatia é realmente ouvindo o que as pessoas têm a dizer, respeitando diferentes pontos de vista e sendo tolerante.
Com a escuta ativa, você promove um diálogo saudável e transparente, baseado na atenção plena e no foco total.
Você terá uma compreensão maior sobre um posicionamento, sem necessariamente ter que concordar com ele.
Respeito
Parece óbvio, mas é um exercício que deve ser constantemente relembrado e colocado em prática.
Respeite as diferenças, mesmo que, em se tratando de opiniões, pensamentos e comportamentos, você não concorde.
Com inteligência emocional, empatia e escuta ativa, fica mais fácil não apenas respeitar o lugar do colega, como também dialogar e buscar soluções.
Comunicação assertiva
Da mesma forma que pessoas diferentes podem ter ações, valores e pensamentos ímpares, a forma como interpretam uma mensagem também pode ser única.
Assim, quanto mais clara e objetiva for a comunicação, menores são as chances de erros ou dúvidas no entendimento.
A comunicação assertiva é uma soft skill extremamente valorizada no ambiente de trabalho e uma ferramenta potente no convívio com a diversidade.
Feedback
Esteja aberto ao feedback, afinal, essa é uma prática que incentiva o desenvolvimento, promove a valorização dos profissionais, leva ao crescimento e melhores desempenhos.
Quando se trata de diversidade, você pode pedir e fornecer feedbacks sobre visões e experiências diversas, com respeito, boa comunicação e atenção.
Ao buscar o alinhamento para que todos estejam de acordo com o andamento de um projeto, você ajuda no clima organizacional.
Aprendizado
Por fim, conviver com as diferenças pode proporcionar um grande aprendizado, contribuindo para o nosso desenvolvimento humano e profissional.
Esteja aberto a essas experiências, contribua com a sua visão, com o seu conhecimento e as suas experiências, enquanto também amplia seus horizontes ao absorver o que os outros compartilham.
Uma forma de promover o aprendizado é através da cultura de feedback, e a ferramenta Owlisten chegou para revolucionar essa prática.
Com ela você pode criar salas, de forma anônima ou com transparência, para compartilhar devolutivas e acompanhar cada ciclo.
A plataforma pode ser utilizada com total autonomia em diferentes situações, como reuniões, workshops, projetos e discussões.
Toque no banner abaixo e confira!