Investir em lideranças femininas é mostrar comprometimento com a igualdade de gênero.
Historicamente, mulheres têm menos direitos que os homens, salários menores, e ainda sofrem muito preconceito no mercado de trabalho e na sociedade em geral.
Como forma de reflexão, podemos afirmar que se essa não fosse uma questão tão importante e com discussões tão necessárias, o Dia Internacional da Mulher já teria se tornado apenas uma data comercial.
Porém, segue sendo uma ocasião para lembrar as batalhas que ainda precisam ser lutadas quando falamos de equidade de gênero.
Uma empresa que se preocupa em ter lideranças femininas desempenha um papel importante nas mudanças sociais que precisamos ter nesse sentido.
E é sobre isso que vamos falar no texto, explicando como incentivar a ascensão de mulheres nas organizações.
Qual a importância das lideranças femininas nas empresas?
Uma pesquisa recente realizada com 250 empresas no Brasil mostra que o número de mulheres em posição de liderança cresceu de 25%, em 2019, para 38%, em 2022.
Embora seja um avanço, ainda estamos longe da igualdade.
A razão para esse aumento é que as corporações ganham com o aumento no número de lideranças femininas, e o principal motivo está na diversidade de ideias.
Pesquisas de mercado apontam que equipes com equidade de gênero têm mais chances de superar a performance dos concorrentes.
Isso porque, em geral, o perfil de lideranças femininas é de cooperação, justamente pelo fato de estarem acostumadas a lidar com várias demandas ao mesmo tempo.
Em função disso, elas tendem a dividir as tarefas com a equipe, o que privilegia o compartilhamento de problemas e soluções.
Além disso, via de regra as mulheres são menos autoritárias, mais acolhedoras e flexíveis para resolver as questões do cotidiano e mais audaciosas para romper padrões ou processos rígidos que já não fazem mais sentido.
Tudo isso ajuda na retenção de talentos da empresa.
Outras características femininas que costumam contribuir positivamente são:
- Empatia
- Sensibilidade
- Desenvoltura no relacionamento interpessoal
- Escuta ativa
- Comunicação não violenta
- Preocupação com o clima organizacional.
Como incentivar lideranças femininas nas empresas?
Ter lideranças femininas na empresa contribui para diminuir a desigualdade de gênero na sociedade em geral e a diversificar ideias e soluções dentro da própria instituição.
Vamos elencar algumas formas de estimular e promover a liderança feminina para que você possa dar o primeiro passo ou seguir em frente com essa ideia.
- Promova a diversidade: inclua nos valores da empresa uma cultura que dê às mulheres um ambiente seguro para estar e para se desenvolver
- Invista em políticas de equidade de gênero
- Aposte em ações que promovam a paridade: é possível começar aplicando uma pesquisa para saber o que os colaboradores pensam sobre isso e como está o ambiente.
- Abandone preconceitos de gênero: quando fizer recrutamento, deixe de olhar se o candidato é homem ou mulher, faça anúncios neutros, inclusivos e não peça currículos com foto
- Ofereça um plano de carreira: isso ajuda a estabelecer remuneração igual para todos apenas de acordo com o cargo ou a qualificação, além de contribuir para diminuir a taxa de rotatividade
- Invista em mentorias, treinamentos e incentive a qualificação.
Uma empresa não consegue mudar valores, cultura e pensamentos da noite para o dia, mas é preciso dar o primeiro passo para começar.
Uma boa forma de fazer isso é praticar a escuta ativa internamente e entender quais as necessidades dos “clientes” mais importantes para a empresa: os colaboradores.
Gostou do texto? Confira outros conteúdos como este em nosso blog!