Mindset de recursos humanos Mindset de recursos humanos

Mindset em Recursos Humanos: por que mudar e como fazer isso no RH

7 minutos para ler

Muito do comportamento profissional está ligado ao mindset de recursos humanos, que reflete a cultura organizacional das empresas.

Essa mentalidade deve acompanhar a evolução do mercado e unir não apenas a busca por produtividade, agilidade, colaboração e aprendizado, mas também o bem-estar e a saúde mental dos funcionários.

O mindset deve se aliar às novas tecnologias para obter resultados melhores ao e fazer uso de ferramentas como big data, nuvem, people analytics e inteligência artificial.

Essa mentalidade prática e criativa eleva a experiência tanto dos clientes quantos dos profissionais envolvidos, o que sempre é muito positivo para o crescimento dos negócios e para manter um ambiente saudável.

Neste texto, veremos como deve ser o mindset em recursos humanos, qual o seu papel, a relação com a transformação digital e seus benefícios.

Também abordaremos como fazê-la e por que promover esse movimento.

Acompanhe!

O que é mindset em Recursos Humanos? 

A palavra mindset significa mentalidade em português.

Trata-se de uma “configuração mental”, uma maneira de estruturar nossos pensamentos e encarar a vida, nosso modelo de comportamento e de execução de tarefas.

Moldamos nosso mindset de acordo com nossos valores, as coisas nas quais acreditamos e nossos ideais.

Nossa mentalidade impacta na forma como percebemos nossas habilidades, o quanto somos capazes de evoluir e até mesmo nossa inteligência emocional.

Como tudo na vida, o mindset pode mudar ao longo da vida, e isso é positivo, pois abre portas para o aprendizado, nos ajuda a vencer desafios e nos leva ao crescimento.

Assim como as pessoas, as empresas também se guiam por um mindset para direcionar suas ações e alinhar equipes.

É aí que entra o mindset em recursos humanos para estimular o desenvolvimento, o bem-estar, a motivação, a valorização, o engajamento.

O mindset de RH deve aliar o fator humano ao digital, vendo as pessoas e a cultura da empresa como aspectos centrais, enquanto se vale da tecnologia para otimizar processos, reduzir erros e melhorar resultados.

Assim, a comunicação se torna mais eficiente, em rede, e o trabalho ganha um aspecto mais colaborativo.

Qual o papel do mindset no RH? 

Imagine um setor de RH que não possui um modelo de pensamento definido, sem uma forma eficiente de realizar processos, sem ter claro o tipo de profissional que deseja ou saber aonde quer chegar.

Seria como vendar os olhos e resolver os problemas de forma aleatória, conforme surgem.

O mindset nos recursos humanos é fundamental para uma cultura organizacional coesa, processos seguros, otimização de tempo e desenvolvimento profissional e da própria organização.

É com base nele que as empresas podem preparar seus profissionais para enfrentar os desafios do mercado, promovendo o aprendizado contínuo e o trabalho em equipe.

Com isso, os relacionamentos, a motivação, a produtividade e a satisfação melhoram, o engajamento e o pertencimento aumentam, os fluxos são otimizados e a criatividade é incentivada na busca de melhores soluções.

O mindset tem que guiar, por exemplo, a hora de selecionar e contratar um novo colaborador, identificando profissionais com perfis que somem aos objetivos da empresa.

Além disso, o mindset de recursos humanos ajuda no treinamento e alinhamento de equipes, para que todos tenham o mesmo direcionamento.

É com essa mentalidade que ações importantes para o crescimento da empresa, como o feedback, podem ser aplicadas de forma eficiente.

Afinal, dar ou receber um retorno sobre o que vai bem e o que precisa ser aprimorado, sem ter claro o que se busca, não faz muito sentido.

O que é o novo mindset em Recursos Humanos? 

O mundo e suas relações não são estáticas, elas mudam constantemente e é preciso acompanhar esse movimento.

As empresas devem ser flexíveis quando necessário, promovendo mudanças em busca de crescimento e desenvolvimento.

É preciso evoluir a forma de pensar e agir, integrando novos aspectos conforme se apresentam e mostram que vieram para ficar.

Um exemplo são as tecnologias, que chegaram não apenas para mudar a forma como muitas atividades são realizadas, mas para facilitar e melhorar muitos processos.

Nesse contexto, entra o mindset de recursos humanos, que, como vimos anteriormente, deve ter um pé no mundo digital, sem esquecer o fator humano.

Plataformas digitais significam mais autonomia, processos integrados, otimização de tempo na realização de tarefas e de espaço de armazenamento, maior integração, simplificação na rotina e mais segurança.

A seguir, conheça situações para aplicar um novo mindset de recursos humanos.

Por que mudar o mindset em Recursos Humanos? 

Os recursos humanos se beneficiam de um mindset digital de diversas formas, do recrutamento e retenção de talentos ao planejamento e implementação de ações.

Passando por alinhamento à cultura da empresa e desenvolvimento pessoal.

Em termos de tecnologia, essa nova mentalidade que se apresenta tem muitos usos, como os seguintes:

  • Armazenamento e centralização de informações em nuvem, promovendo integração
  • Metodologias de interação por meio de canais digitais, tanto na comunicação interna quanto externa
  • Redução de burocracia e otimização do tempo com atividades automatizadas
  • Motivação por meio da gamificação
  • Entendimento dos perfis profissionais e melhor alocação de talentos de acordo com análise de inteligência artificial
  • Acompanhamento de processos e potencialização da cultura de feedback
  • Treinamentos e capacitações em ambientes colaborativos e conectados.

A seguir, veremos dicas, etapas e boas práticas para promover a mudança de mindset de recursos humanos.

Como mudar o mindset a partir do RH 

Para começar, essa mudança deve ser um desejo não apenas dos profissionais da área de RH, mas das lideranças, que darão um apoio fundamental durante esse movimento.

Em segundo lugar, todos que estão ligados à nova mentalidade devem passar por treinamentos e se manter atualizados sobre os usos e objetivos de cada ferramenta digital no processo.

Uma vez que essas metodologias estiverem dominadas, é chegada a hora de planejar e colocar em prática o mindset digital dos recursos humanos.

Sempre é bom lembrar que esse é um processo contínuo e uma forma de acompanhá-lo é por meio de feedbacks.

Veja algumas práticas que podem ajudar.

Compreensão global 

Antes de redesenhar, compreenda a cadeia atual e o valor de cada ativo.

Ao planejar a mudança de mindset de recursos humanos, considere os resultados a serem atingidos como o principal impulsionador e entenda todos os processos envolvidos em uma demanda, fazendo uma conexão de ponta a ponta.

Experimente

O processo de mudança de mindset implica em adotar uma mentalidade experimental, especialmente nas primeiras fases, envolvendo os trabalhadores de forma que todos possam evoluir por meio da aprendizagem.

Essa abordagem permite entender o impacto potencial no processo de transformação de mindset, fazendo previsões e validações.

Envolva e inove 

Utilize técnicas de design thinking para que os envolvidos explorem novos caminhos, pensem em soluções diferentes e abordem o assunto de outros ângulos.

É uma forma de ampliar horizontes e trazer melhores resultados e que pode ser estimulada com a comunicação assertiva, a escuta ativa e o diálogo aberto.

Com isso, você poderá redesenhar funções com processos que incluem automação, ampliar a inteligência com uso da tecnologia da informação e inovar processos.

Promova o feedback 

Uma nova mentalidade depende de adaptar a cultura da empresa e, para isso, o feedback será sempre uma ferramenta importante.

Estabeleça métricas e acompanhe a evolução dos processos por meio das novas tecnologias.

Mantenha um canal aberto e seguro para o diálogo, busque dados e informações sobre a adaptação ao novo mindset e forneça retornos sobre o desempenho dos profissionais.

Isso deve ser feito periodicamente, de forma a promover o aprimoramento dos pontos que necessitam de atenção e a valorização de práticas com bons resultados.

Com a ferramenta Owlisten, é possível coletar os feedbacks de maneira rápida, transparente, colaborativa e gratuita

Experimente!

Posts relacionados

Deixe um comentário