Você com certeza já precisou (ou ainda precisa) lidar com pessoas pessimistas, que têm um olhar sempre negativo, e sabe como isso pode nos afetar.
Imagine um colega que constantemente reclama das suas atividades, dos demais profissionais, da chefia, que sempre acha difícil fazer o que é proposto e aposta que as coisas darão errado.
É complicado manter a motivação, a produtividade e um clima organizacional saudável sem se deixar afetar por esses pensamentos e atitudes.
Ainda bem que existem algumas práticas que podemos adotar para conviver com pessoas pessimistas sem entrar na mesma frequência negativa.
Neste artigo, abordaremos o que são pessoas pessimistas, as consequências desse comportamento, especialmente no trabalho, e como lidar com esse perfil de profissionais.
O que são pessoas pessimistas?
Pessoas pessimistas tendem a enxergar sempre o aspecto negativo de cada situação, e essa condição permeia seu pensamento, seus sentimentos, a forma como interpreta as coisas e seu modo de agir.
Podem ter dificuldade de acreditar no sucesso de uma empreitada, tanto na vida pessoal quanto profissional, e apresentar características como:
- Foco nas falhas e fraquezas
- Autodepreciação
- Síndrome do impostor
- Dificuldade de adaptação.
O pessimismo pode ter diferentes causas, como experiências de vida negativas e o medo de sofrer novamente, complexo de inferioridade, insegurança, sentimento de incapacidade e dificuldade de se adaptar a mudanças.
A seguir, veja como o pessimismo pode ser prejudicial no ambiente de trabalho.
O que o pessimismo pode causar?
Ter uma visão pessimista com relação ao futuro, sempre à espera de que as coisas deem errado, impacta negativamente no nosso humor, bem-estar e saúde.
Pesquisas sugerem que pessoas pessimistas têm expectativa de vida menor e estão mais pré-dispostas a certas doenças, além de sofrerem com estresse e ansiedade.
Como não costumam ter esperança ao projetar o futuro, isso pode fazer com que tenham dificuldade de se desenvolver, quem sabe até desistindo de oportunidades na carreira, fugindo de desafios e optando por situações já conhecidas.
Um colega de trabalho pessimista pode tornar o ambiente tóxico, já que o hábito de reclamar sobre tudo ou esperar pelo pior pode se disseminar entre os demais e levar à queda na produtividade.
Por outro lado, pessoas pessimistas tendem a “prever” tudo que pode dar errado e isso até as ajuda na hora de planejar uma ação ou projeto, preparando-se para imprevistos que possam surgir.
Como lidar com pessoas pessimistas no trabalho
Lidar com pessoas pessimistas pode drenar nossas energias e nem sempre é algo que podemos evitar, especialmente quando o assunto é trabalho.
Mas existem algumas atitudes que podemos adotar para evitar que esse comportamento nos leve para o mesmo caminho.
Sendo proativos, poderemos inclusive ajudar o colega que tem esse perfil a desenvolver um novo olhar.
Entenda os motivos
O primeiro passo é tentar descobrir e entender os motivos que levam a um comportamento pessimista.
Talvez o colega esteja ressentido com uma situação de trabalho ou tenha vivido experiências ruins que marcaram sua trajetória ou, ainda, tenha dificuldades de lidar com alguma tarefa e medo de não estar à altura do desafio.
Seja como for, pratique a empatia e tente se colocar no lugar do outro, mas sem deixar que o pessimismo tome conta de você também.
Crie uma atmosfera positiva, mostre o lado bom das situações e por que você acredita nisso.
Escuta ativa
Faça com que o profissional se sinta ouvido, dedique sua total atenção ao que ele tem a dizer.
Pergunte, esclareça, certifique-se de ter realmente escutado e entendido.
A escuta ativa cria um sentimento de valorização, de pertencimento, de motivação, e ainda ajuda você e os demais colegas a entenderem os motivos das pessoas pessimistas de terem tal atitude e assim praticar empatia.
Comunicação assertiva
Você não precisa ser seco, agressivo ou evasivo para evitar pessoas pessimistas. Basta ser claro e objetivo na sua mensagem.
Em reuniões, conversas de equipe ou apenas com o interlocutor pessimista, fale com respeito, educação, use vocabulário e expressões corporais adequadas e mantenha o foco.
Tenha paciência, uma atitude positiva e mostre que é preciso manter o ambiente e o grupo motivados.
Ao impor certos limites, você pode evitar que a produtividade seja afetada por uma carga negativa.
Ressignifique afirmações negativas
Pessoas pessimistas podem ser boas em identificar possíveis problemas, então, use isso a favor da empresa e da equipe.
Pergunte a esse profissional por que pensa de tal maneira sobre um projeto, peça que preveja complicações futuras e apresente soluções alternativas.
Cultura de feedback
Mantenha um canal de diálogo permanente com colegas e funcionários e estimule a cultura de feedback.
Converse com pessoas pessimistas sobre seus comportamentos, pois esse retorno pode ajudá-las a perceber o quanto impactam de forma negativa no próprio desenvolvimento e na motivação do grupo.
Você não precisa fazê-lo de forma intimidativa ou expor o profissional frente aos colegas.
Basta iniciar um diálogo e utilizar ferramentas apropriadas para feedback, como a Owlisten.
Conheça esta poderosa arma e comece hoje mesmo a transformar a cultura da sua equipe.