O blog Poder da Escuta acredita na transformação de pessoas e empresas por meio da escuta corporativa.
Essa é uma estratégia que busca dar voz aos colaboradores e construir culturas realmente colaborativas, onde todos se sintam à vontade para contribuir com ideias e participar da evolução do negócio.
Para isso, nosso blog combina dicas, tendências e melhores práticas em tecnologia, mindsets visionários e conteúdos exclusivos para desenvolver líderes e equipes.
Além disso, nos baseamos em conceitos como feedback, crowdsourcing e liderança 4.0 para trazer o que há de mais avançado e efetivo em employee listening para o seu RH.
Acompanhe os tópicos a seguir e faça parte da comunidade da transformação corporativa.
O que é o Blog Poder da Escuta
O blog Poder da Escuta dá sua contribuição a um movimento muito maior, que nasceu a partir da adoção crescente da escuta ativa por grandes empresas, tendo por objetivo promover um maior alinhamento e engajamento no ambiente de trabalho.
A estratégia vem do inglês employee listening e representa uma tendência global no universo do RH, que consiste em ouvir, refletir e agir com base nas opiniões e preocupações dos funcionários.
O objetivo principal é dar voz aos colaboradores, criar diálogos autênticos e tornar a organização mais humana, transparente e inclusiva.
Na prática, a escuta corporativa funciona por meio do desenvolvimento de pessoas, prática de feedbacks e pesquisas constantes que garantem a participação ativa de todos.
Assim, a empresa consegue construir uma cultura colaborativa e fortalecer a confiança dos colaboradores, elevando também o engajamento e a motivação.
Nesse contexto, a missão do blog Poder da Escuta é levar conteúdos de qualidade sobre escuta corporativa para todos os profissionais e líderes de negócios, conscientizar e encorajar as lideranças a fim de garantir que todas as pessoas sejam ouvidas e contribuam para o sucesso da empresa.
Escuta corporativa: a base do Poder da Escuta
Acreditamos que valorizar a escuta corporativa começa dando voz aos colaboradores.
É por isso que, em nossos conteúdos, você vai ler bastante sobre tópicos relacionados ao Conceito HOLDD, que é formado por:
- Human (Humano): humanização, bem-estar e qualidade de vida como pilares da cultura organizacional.
- Objective (Objetivos): estratégia orientada a objetivos e resultados do negócio.
- Leadership (Liderança): liderança positiva e 4.0, com foco no desenvolvimento de líderes para criar sucessores e novos líderes.
- Development (Desenvolvimento): desenvolvimento de pessoas para a criar organizações que aprendem e com alto desempenho.
- Diversity (Diversidade): valorização da diversidade promovendo um ambiente de trabalho inovador e sustentável.
Com esses pilares, você criará um sistema colaborativo de acesso livre, que permitirá a troca de informações, aprendizados, feedbacks e iniciativas construídas pelo coletivo e com alto impacto para os resultados de forma sustentável.
Assim, é possível promover uma verdadeira transformação no negócio e implementar a estratégia de escuta (employee listening) em todos os níveis, tendo como base a prática e o conhecimento coletivo.
Importância de investir em escuta corporativa
O blog Poder da Escuta surge em um momento de demanda crescente por soluções em mais humanas, que têm se mostrado efetivas para o crescimento dos negócios em todo o mundo.
O estudo Amplifying Employee Voice, publicado em 2017 pela IBM, mostra que 83% dos colaboradores ao redor do mundo participariam ativamente de um programa de escuta corporativa se a empresa oferecesse essa iniciativa.
Além disso, os gestores de RH que já utilizam a estratégia e disponibilizam diferentes canais de escuta na empresa enxergam uma performance 24% maior do que aqueles que não ouvem os colaboradores.
Para completar, os funcionários que se sentem ouvidos se mostram 4,6 vezes mais dispostos a se sentirem engajados e darem o seu melhor pela empresa, segundo uma pesquisa da Forbes, publicada em 2020 na Smarp.
Apesar dos números animadores, ainda são poucas as empresas que dão a devida atenção ao assunto.
De acordo com um estudo realizado em 2020 pela consultoria Peakon nos EUA e Reino Unido, apenas 35% dos colaboradores afirmam que se sentem ouvidos frequentemente pelos seus superiores.
Outra pesquisa, esta realizada em 2020 pela empresa Willis Towers Watson, revela que 60% das empresas norte-americanas aumentaram seu investimento em escuta corporativa, mas apenas 31% conduzem pesquisas contínuas com os colaboradores.
Logo, há uma grande oportunidade de investir em soluções colaborativas e sair na frente da concorrência, já que nem todos entenderam que o futuro está na employee voice — a voz do colaborador.
Ferramentas de apoio a Escuta
Praticar a escuta no seu negócio demanda o uso de algumas ferramentas essenciais. Vamos falar sobre elas agora.
Feedback
O feedback é uma das ferramentas de comunicação mais importantes para a promoção da escuta corporativa.
Ela permite que líderes e colaboradores compartilhem suas impressões sobre determinadas ações, eventos e comportamentos de forma produtiva.
Podemos definir o feedback como a comunicação sobre atitudes e ações anteriores com o objetivo de aprimorar o comportamento e postura futuros.
O uso equivocado dessa ferramenta fez com que muitos funcionários desenvolvessem inseguranças em relação ao feedback, como se fosse um momento de avaliação rígida e pouco diálogo.
No entanto, a versão produtiva do feedback é bem-vinda por todos que querem evoluir profissionalmente, já que guia o desenvolvimento dos colaboradores e melhora o engajamento.
Dessa forma, o feedback é implementado de forma justa e colaborativa, com avaliação mútua entre líderes e liderados.
Seguimos a definição de Ray Dalio, megainvestidor, fundador e CEO de um dos maiores fundos de hedge do mundo, que diz o seguinte:
“Um feedback preciso, especialmente sobre fraquezas e erros, e fornecido de forma não hierárquica e aberta é uma poderosa ferramenta de aprimoramento e desenvolvimento de equipes”.
Liderança 4.0
A liderança 4.0 é um conceito que resume as características de um líder na era digital – ou Quarta Revolução Industrial, como estamos chamando.
Ao contrário do antigo “chefe”, que mantinha uma postura autoritária e centralizadora, o líder moderno promove uma cultura colaborativa.
Ele valoriza a autonomia da equipe e atua como um mentor pelo desenvolvimento e engajamento de seus liderados.
Mais do que um superior, é um influenciador que inspira e guia os colaboradores em direção aos objetivos do negócio.
Logo, nada mais coerente do que promover a formação de líderes 4.0 para a implementação da escuta corporativa.
Gamificação
A gamificação é utilizada para tornar as experiências de aprendizagem mais dinâmicas e engajantes.
Gamificar significa basicamente aplicar a lógica dos jogos aos treinamentos corporativos, criando missões e atividades lúdicas para motivar os colaboradores a cumprir seus objetivos.
Quando unimos os conceitos de tecnologia, e-learning e gamificação, conseguimos capacitar pessoas com um aproveitamento muito maior e alto grau de engajamento.
Crowdsourcing
Crowdsourcing é um conceito que pode ser traduzido para “colaboração/contribuição coletiva” e diz respeito à união de pessoas e comunidades para alcançar um objetivo em comum.
Nas empresas, ele serve como ponto de partida para a resolução coletiva de problemas, seja através de grupos de funcionários, parceiros ou qualquer pessoa interessada em colaborar.
O crowdsourcing é uma importante metodologia da escuta corporativa, sendo base para o uso da inteligência coletiva nas organizações.
Pode ser empregado para facilitar o acesso às opiniões e contribuições de todos e criar o ambiente ideal para o compartilhamento de informações e incentivo à inovação.
Coaching/mentoria
O coaching e a mentoria são ferramentas de desenvolvimento humano essenciais para a escuta corporativa.
Elas são utilizadas para ajudar líderes e colaboradores a alcançar seu potencial máximo, vencer crenças limitantes e atingir os melhores resultados.
Na prática, podem ser usadas tanto na abordagem one-to-one quanto em grupos de colaboradores.
Por isso, devem fazer parte das estratégias de escuta para transformar pessoas e culturas.
PDI
O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é outro recurso importante para a escuta corporativa.
Ele permite a personalização do aprendizado de cada colaborador de acordo com seus objetivos, competências e momento da carreira.
Dessa forma, é possível traçar caminhos de sucesso individual e alinhar a trajetória de cada profissional com os objetivos do negócio.
Tecnologia colaborativa
Por fim, a ferramenta que permite colocar a escuta corporativa em prática é a tecnologia colaborativa.
No mercado, existem diversas soluções digitais que permitem o livre acesso e troca de dados, onde todos podem compartilhar ideias, dar feedbacks, fazer avaliações e participar das decisões da empresa.
Assim, é possível manter a frequência da escuta e garantir que todos tenham voz dentro da organização.
Empatia
A empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro, o que é uma condição básica para entender o ponto de vista de colaboradores e promover um ambiente de trabalho melhor para todos.
Embora o feedback já funcione para colher opiniões da equipe, a ferramenta mapa de empatia pode trazer contribuições ainda mais valiosas.
Basicamente, ela estimula o funcionário a refletir sobre o que vê, o que sente, o que pensa, o que escuta e o que faz no ambiente corporativo, além de pontuar quais são as suas dores (o que o incomoda) e necessidades (do que precisa).
Como o Poder da Escuta pode ajudar seu negócio
Agora que você sabe o que o blog Poder da Escuta aborda em seus conteúdos, fica mais fácil entender como podemos ajudar e transformar para melhor o seu negócio.
Há boas razões para começar a investir em escuta corporativa:
- Melhora no engajamento e motivação
- Construção de uma cultura positiva e inovadora
- Mais transparência na comunicação
- Humanização das relações de trabalho
- Maior inclusão e diversidade nas equipes
- Otimização do T&D (Treinamento e Desenvolvimento)
- Formação de líderes de alto desempenho
- Empoderamento de colaboradores para maior contribuição na tomada de decisão
- Melhores resultados no desenvolvimento e retenção de talentos
- Aprimoramento da gestão de pessoas e competências.
Tudo isso é possível com a adoção dos princípios da escuta corporativa aliada à transformação cultural.
Quando os colaboradores têm voz, a empresa consegue acessar a inteligência coletiva preciosa dos seus talentos e mover todos em uma única direção: o sucesso do negócio.
Em breve, teremos mais novidades para ajudar você nessa jornada de evolução da colaboração na sua empresa..
Para acompanhar os conteúdos em primeira mão, assine nossa newsletter.